Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A casa caiu...


A casa caiu...

Ricardo Guarnieri

Diz a letra de uma música popular, “Se a casa cair, Deixa que caia.” Estamos iniciando um novo ano, qual não importa muito, afinal são todos muito parecidos (é só assistir aos notociários dos anos anteriores), ao menos em relação as desgraças recorrentes as chuvas de janeiro e fevereiro.
Vamos então as notícias, totalmente frescas: Desmoronou seis casas no morro da Tijuca; Duas casinhas são alagadas no Morumbi e deixa 2 pessoas desabrigadas; Ronaldinho ainda não sabe se prefere R$ 1,8 milhão num clube qualquer ou R$ 1,2 milhão num clube do coração, enquanto isso os torcedores fazem suas vaquinhas acotovelantes.
Alguém poderia se perguntar: Mas, afinal, o que tem a ver os desmoronamentos e alagamentos no Rio e São Paulo com o possível retorno de Ronaldinho para o Brasil?
Nada e tudo, mas sinceramente prefiro assistir ao jornal Hoje e ver as notícias mais importantes nessa sexta-feira (qual também não importa, afinal são todas...).
Quero deixar minha opinião sobre esse “episódio”:
Notícia 1: Professor é agredido por aluno com um soco no olho depois de ter sido reprovado em 4 disciplinas (ele era reincidente).
Notícia 2: A moda deste verão será o cinto sobre as camisetinhas, alternando as cores e você estará na moda (desculpem-me se não dei conta de todos os detalhes da reportagem).
Detalhe importante: as duas notícias foram sequenciais.
Ah, mas com um pequeno bisbliotar, a primeira durou menos que a segunda, e enquanto isso nossa querida Sandrinha passa de uma reportagem para outra como sempre, ou seja, intacta, eleganterríma (melhor não opinar).
De novo: O que isso tudo tem a ver com a primeira parte de notícias? E mais: Do que realmente estou querendo tratar com tantos assuntos de uma única vez? Será que os sujeitos-telespectadores têm condições de analisar todas essas situações e formar suas opiniões?
Opinião?: Do quê? Para quê? Por quê? Como assim? Isso realmete é necessário?
De repente sim ou não. Talvez para formar algum conhecimento. Já não sei o que sei, mas o que me importa mesmo é o seguinte: Como corintiano vou torcer pro Ronaldinho vir para o Corinthians, pelo menos teremos os três Rs no timão, o terceiro eu deixo pro desabrigados e alagados.
A revolta de ver meu companheiro de olho roxo é muito grande, por isso vou pegar uma camiseta qualquer e comprar um cinto lindo para espairecer a minha cabeça...
P. S. Em tempo: “Se a casa cair”, tomara que você não esteja debaixo dela, se não você não terá como dizer, “deixe que caia”.  
  




15 comentários:

  1. Perfeita sua crítica (A casa caiu...) Ricardo, concordo com tudo e assino embaixo. O triste é saber que o povo está mais interessado em saber quem matou o Saulo (novela passione), ou talvez quem foi indicado para o paredão no BBB, do que os novos planos do Governo.
    Isto é Brasil, sendo assim, esperar o quê?!
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Pois é, é isso mesmo, pode torcer para os Rs que eles com certeza não terão suas casas alagadas, nem caídas e nem olhos roxos...(este se acontecer irá comover a todos).Pão e circo, continua.

    ResponderExcluir
  3. Rick, vc esquecei de mencionar o final do ano, que todos saem as lojas para as compras de natal, as ruas enfeitadas e o clima harmonioso que nasce nos corações e as esperanças renovadas de cada ano. Será tudo isso é ilusão? Começa novembro como passe de mágica os problemas acabam e a felicidade reino no ar no mundo inteiro. Mas, a miséria, fome, violência, desemprego e etc.....?
    É justo termos uma mesa farta somente uma vez por ano? E os outros 364 dias?
    Somos mais solidários somente 1 dias e outros 364 ficamos no "olho por olho, dente por dente"?
    Enquanto pessoas morrem afogadas ou perdem tudo, outros estão preocupados com milhões que vai ganhar e outros com a moda na próxima estação. Será que um dia o ser humano deixaram de ser hipócrita?
    Espero que um dia o mundo melhore e todos possam se respeitar de igual para igual.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto a questão de estar humano, estiver nesta mediocridade veremos mais e mais cenas destas infelizmente, o homem sapiens querendo ser Deus e na verdade é o ser mais insignificante das espécies.
    Enquanto está espécie medíocre estiver preocupada em apenas ter e não ser veremos mais e mais destruições.
    O "ser humano" achando que está destruindo a natureza, mas na verdade ele está destruindo a si mesmo e a natureza cobrando apenas o espaço dela que fora tomando por está espécie mesquinha e ignorante.
    O homem branco precisa aprender a viver e conviver com a Deusa Natureza.

    ResponderExcluir
  5. Ri, parabéns pelo bolg como sempre vc é show.
    bjs,Sol.

    ResponderExcluir
  6. desculpe pelo bolg rsrsrs...
    Sol.

    ResponderExcluir
  7. Donovam, lembrei de uma reportagem sobre uma tribo de índios, eles não tem muito contato com o homem branco, para poder preservar a cultura e respeitar a Mãe natureza.
    Isso é uma lição para nós "civilizados".

    ResponderExcluir
  8. Bela iniciativa a sua de criar esse espaço para botar a boca no mundo, ato de palavra também produz transformações. Lamentável é ver que só agora, depois de tantas catástrofes, é que começam a questionar todo o descaso político em torno das construções em locais de riscos, com vistas, espero, a ações previlegiem o ser humano. Será que sou muito otimista? Márcia Maesso

    ResponderExcluir
  9. Ops, digo " ações que privilegiem", desculpe.

    ResponderExcluir
  10. Pena que o homem jamais aceitará que ele está se destruindo... esse papo de destruir pela sobrevivência não rola mais, visto o que acontece todos os anos. Esse caos é provocado pela própria ação do homem.
    Essa história de espírito fraterno somente nos meses do final de ano pra mim também não cola... solidariedade, compaixão, afeto devem nos acompanhar o ano todo pelo resto de nossas vidas.
    É isso aí.. "Viver ultrapassa qualquer entendimento.... " (Clarice Lispector.
    Valeu Professor...como sempre vc mandou bem...

    ResponderExcluir
  11. É isso ai Profº Rik A casa caiu,é vai continuar caindo, é muito triste dizer isso, mas a naturaza cobra seu espaço aqui na terra. E enquanto tivermos esses seres "humanos" que são chamados de governantes que estão somente preocupados com seu próprio umbigo A casa vai continuar caindo. Nosso planeta esta precisando urgente de uma tranformação radical. SOS governantes, SOS Políticos em ´Prô a natureza, em Prô ao ser humano, SOS ao nosso Planeta.

    ResponderExcluir
  12. Oi Hilda fiz um comentário do profº Rik é o último do dia 16 de janeiro de 2011. Gostei muito do seu comentário tudo a ver o que vc disse do final do ano das festas tudo uma hipocresia.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Eliz, obrigada por compreender meu ponto de vista, depois dessa catástrofe que estamos vendo pela mídia, possamos repensar em nossos conceitos e atitudes.
    bjosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. A leitura do seu texto, me fez pensar em outra canção popular que praticamente é o retrato da humanidade.
    "Assim Caminha a Humanidade" - Lulu Santos
    Ainda vai levar um tempo
    Pra fechar
    O que feriu por dentro
    Natural que seja assim
    Tanto pra você
    Quanto pra mim...
    Ainda leva uma cara
    Pra gente poder dar risada
    Assim caminha a humanidade
    Com passos de formiga
    E sem vontade...

    Há esperança no fim do túnel???

    ResponderExcluir