Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

Na imensidão do céu azul tem um encontro...




Na imensidão do céu azul tem um encontro...
Ricardo Guarnieri


__ Quem é você?
__ “A vida é tão rara...” (Lenine)
__ O quê?
__ Pois não, o senhor está falando comigo?
__ Claro, afinal quem é você?
__ Quem sou eu?... Bom... essa não é uma resposta muito fácil...
__ ...Senhor, quem é você?
__ É o que estou tentando te dizer, essa não é uma resposta tão fácil, talvez fosse simples, mas...
__ ...Meu senhor, a minha pergunta é extremamente objetiva, quero saber apenas quem é o senhor?
__ Ah, quem sou eu senhor, ficou mais fácil, pensei que o senhor quisesse saber quem era eu?
__ Mas é isso, quem é você?
__ Tá vendo só, o senhor quer saber quem sou eu ou quem sou eu senhor? Por que...
__ ... Já entendi o senhor está tentando tirar um barato da minha cara...
__ Com certeza não senhor, bom certeza mesmo eu não tenho não, mas que não estou tirando o sarro...
__ Chega de filosofismos e me diga de uma vez por todas quem é o senhor?
__ Mas o queres de mim?
__ Como assim, você veio até aqui, então me diga o que  você quer?
__ Mas eu não vim aqui pra você me perguntar quem sou eu, na verdade eu quero apenas um documento.
__ Muito bem, preciso de um documento pra confirmar sua identidade.
__ Minha identidade, como assim? Não preciso de nenhum documento pra provar que eu sou eu, eu sei que eu sou eu, tá certo que o Descartes me deixou confuso certa vez, mas eu sei que estou pensando e por...
__ Meu caro, é simples, o senhor precisa de um documento que comprove que você é você mesmo.
__ Deixe-me ver se eu entendi. O senhor me perguntou quem eu era e eu tentei te explicar da complexidade que esta questão envolvia, daí o senhor me disse apenas pra que eu provasse quem eu sou, pois bem, aqui estou eu.
__ Não senhor, o senhor precisa de um documento provando quem é o senhor.
__ Como assim? Eu sou eu e pronto, quer prova mais cabal do que eu mesmo em carne e osso.
__ A sua prensença não prova nada, o que eu preciso é de um documento que prove que o que o senhor vai nos dizer é verdade.
 __ Deixe me ver se entendi, a minha presença fisica não prova nada, o que você precisa é de uma prova abstrata, ou seja, um pedaço de papel com nadas?
__ É?! Isso mesmo.
__ Puxa, eu pensei que eu fosse eu, mas eu na verdade não sou nada, eu preciso de algo que não existe pra provar que eu existo...Um pedaço de papel é que me dará todo o sentido da existência, o que eu estou dizendo não significa absolutamante nada?  
                                  


__ É isso, então o documento por favor?
__ Aqui está.
__ Esse documento não vale.
__ Como assim não vale? Foi o próprio estado que emitiu.
__ Está vencido.
__ E documento tem data de validade, eu ainda nem morri...
__ Não senhor, são as normas, não aceitamos nenhum documento com mais de 10 anos de existência.
__ Mas como, o senhor não está vendo todas as informações? Tudo bate, me pergunta que eu respondo.
__ A foto tem que ser atualizada.
__ O senhor é que deve estar tirando o sarro da minha cara agora. Como eu vou ter uma foto atualizada, só se eu ficar tirando documento diariamente, ou quem sabe andar com uma maquina portátil pendurada na minha cabeça?
__ Não senhor, mas a foto está desatualizada.
__ É claro, eu tinha 14 anos e me parece que nesse meio tempo alguma coisa mudou. O senhor por exemplo sempre esteve com essa cara que aqui está?
__ Como assim?
__ Metamórfose, sabe?
__ Não me importa, documentos atualizados ou nada feito.
__ Bom, então na verdade eu não posso provar que existo te falando que eu sou eu porque na verdade eu não existo, melhor, o meu corpo não prova nada? Também não adianta eu discursar sobre a minha existência porque nada do que eu falar o senhor ouvirá, e por fim o meu documento não vale nada por que de quando é esta foto, eu já não sou mais eu?
__ É o sistema.
__ Sistema? Que sistema vocês utilizam? É para humanos livres de um mundo livre?
__ Como assim?
__ Na verdade precisaremos refletir sobre o seu papel no mundo, bom, papel não, porque este pode esta muito desatualizado. É melhor voltarmos a pré história...
“A vida é tão rara...” Quem tem tempo a perder? É na ponta azul que mora os segredos de uma vida em detalhes de felicidades e sentidos guardados a desvendar...

24 comentários:

  1. AH!!!Muito legal!!!Será q esta ponta azul é a que eu pensei?Se foi...q delícia!!Hoje somos o q somos...amanhã...podemos estar outro, mas a nossa essência, creio que não muda!!Podemos estar outro mas não ser outro!Será?Podemos estar aqui e na realidade estar em outro lugar!Q bom...mas o melhor de tudo é q não somos nada, e o invisível ter o q desvendar!!

    ResponderExcluir
  2. Parece tão simples!!! Este texto me fez refletir sobre o quanto nossa vida burocratizada está cada vez mais enraigada.
    A simplicidade das falas revela que o simples perdeu o sentido, mergulhado no emaranhado das normas e dos sistemas.
    E o pior é que o sistema e as normas nos dão segurança, falamos em nome de não sei o quê.
    Por isso, este diálogo é fortemente marcado pela presença da simplicidade, que mais parece um tapa na cara.
    Se ao menos pudéssemos ser mais irônicos como o seu protagonista... seria muito melhor viver.
    Me fez pensar muito.
    Abraço do seu irmão Grego

    ResponderExcluir
  3. Na imensidão do céu azul há um esncontro... Apreciei muito o teu texto. Gostei do dialogo simples porém arrojado e da forma como fez para que ficassemos ligados até o fim, sem desgrudarmos os olhos... Elogios a parte, por que estes são para os outros não para mim, digo-lhe guri que existem vários encontros na imensidçao do céu. Tantos que como no clichê " a nossa vã filosofia nem se quer imagina" ... Já te disse isso, mas repetirei aqui: acho a tua mente formidável e nesse mesmo conceito de infinito,digo-te que o melhor encontro que ha é o de duas mentes incríveis que mesmo incaltas e pouco eruditas, revelam fantásticos teoremas e verdades esconditas pelos anos... Mais uma vez obrigado por nos alertar com este texto.... Ih, acabei esquecendo-me das críticas!

    P.S- sentidos guardados a desvendar: Desvendar também é eteno só por hoje? " talvez seja"...

    ResponderExcluir
  4. Na imensidão do céu azul há um esncontro... Apreciei muito o teu texto. Gostei do dialogo simples porém arrojado e da forma como fez para que ficassemos ligados até o fim, sem desgrudarmos os olhos... Elogios a parte, por que estes são para os outros não para mim, digo-lhe guri que existem vários encontros na imensidçao do céu. Tantos que como no clichê " a nossa vã filosofia nem se quer imagina" ... Já te disse isso, mas repetirei aqui: acho a tua mente formidável e nesse mesmo conceito de infinito,digo-te que o melhor encontro que ha é o de duas mentes incríveis que mesmo incautas e pouco eruditas, revelam fantásticos teoremas e verdades esconditas pelos anos... Mais uma vez obrigado por nos alertar com este texto.... Ih, acabei esquecendo-me das críticas!

    P.S- sentidos guardados a desvendar: Desvendar também é eteno só por hoje? " talvez seja"... E eu finjo ter paciencia( Lenine )

    ResponderExcluir
  5. Que erro que eu cometi, mas, corrigi a tempo... rs rs... quem sabe eu não seja uma destas mentes incautas...

    ResponderExcluir
  6. Nossa tem pessoas q a arrogância transborda até qdo faz comentário...rssss

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu texto.É isso mesmo.Na realidade nesta sociedade não somos nada, aliás somos sim, um número.Não, vários números.Número pra dizer quem somos, nºa dizer o que fazemos, nºa dizer o qto somos...e por aí vai.Haja papel e números...Números que muitas vezes nos revelam muito...muita coisa.Tomara que no céu estejamos liberados disso porque o que de melhor ele tem é o seu azul, q envolve não só "mentes" mas almas numa profunda reação química q não tem distância, imensidão,que as ameacem. É mágico e real!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah!!!!! eu pensei que o blog fosse um espaço aberto à discussões e exposição de idéias e claro os nossos comentários sobre o texto apresentado.
    Cadê os outros comentários daqui...
    Aqui fica o meu PROTESTO....
    Este é um espaço aberto ou não ????

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo!Que loucura isso tudo...mas o que achei mais interessante ficou este final de texto, bonito, enigmático...que não entendi o que tem haver com o assunto aí colocado...ficou a desvendar!

    ResponderExcluir
  10. Huummm!!!!! Lindo, lindo,lindo, com certeza há uma grande saudade, um imenso amor inacabado. Que tal ir de volta a esse lindo céu azul. beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Voltar a pré historia....é dizem que é na origem do ser que está o seu verdadeiro Eu. diferente daquele que construímos durante toda a pressão dum sistema Yunguiano, donde tiramos respostas palpáveis a nossa verdadeira essência e que por vezes camuflamos....
    pois é,...azul?...a gente pode se perder numa imensidão azul...

    ResponderExcluir
  12. Ai que delícia se perder numa imensidão azul!!!

    ResponderExcluir
  13. Nesta sociedade não passamos de um papel ou melhor de um número!Número pra dizer quem somos, o que fazemos, o qto somos, e por aí vai.Haja papel e número...apesar q os números podem nos revelar muitas coisas né?mara q não céu pelo menos estejamos livres deles, já q o que ele tem de melhor é o seu azul onde não só as "mentes" se envolvem, mas as almas, q com uma reação química fantástica, não tem imensidão, nem distância, que as dissipem ou ameacem.É mágico e real.

    ResponderExcluir
  14. Q legal q os comentários voltaram!!Mentes abertas...

    ResponderExcluir
  15. É mesmo de se pensar, qual é o nosso papel nesta vida!!!Fazemos papel de tudo!somos verdadeiros artistas.Mas temos um papel principal, que este realmente temos q buscar...o de ser feliz.Esta é uma escolha q só nós homens temos a capacidade pra escolher, afinal a vida é tão rara, a vida não para!A burocracia atrasa qualquer sociedade.Somos muito mais que qualquer papel.

    ResponderExcluir
  16. Enquanto todo mundo espera a cura do mal e a loucura finge que isso tudo é normal...

    ResponderExcluir
  17. oi GRANDE RICARDO!!!sábias palavras...

    isso me faz lembrar sua aulas cheias de perguntas(quase sempre sem respostas.kkk), mas que nos levam a grandes reflexões.um bjao grande!!

    a gente espera do mundo e o mundo espera de nós...

    ResponderExcluir
  18. Quem sou eu ? Meu rg?
    Quem sou eu ? Meu diploma ?
    Ricardo, quando vc disse que Paulo Freire vivia num mundo melhor, eu concordei. É bem provavel que neste mundo papéis e fotos não sejam mais importantes que seus portadores. Ao ver suas idéias e idéias de outros amigos meus, estou cada vez mais convencido que ainda existem moradores deste mundo melhor. Att Robert.

    ResponderExcluir
  19. Eterno só por hoje?Hoje, amanhã, e sempre q será hoje.

    ResponderExcluir
  20. Esta simples ponta azul, hoje me remete a sensações e emoções ainda há tão pouco despertadas....e surpreendentemente reveladas...Deve ser como um encontro na imensidão do céu azul!!Tudo de boooommm.

    ResponderExcluir
  21. OLHA PROFESSOR, O SENHOR ME DESCULPE, MAS, TEM UM COMENTÁRIO AÍ QUE COM CERTEZA, NÃO MORA NESSA NOSSA CIDADE FRIA... QUE MISTÉRIO, MAS ACHO QUE POR TRÁS DESE COMENTARIO HA UM GRANDE AMOR... GOSTEI DO SEU TEXTO PROFESSOR, ELE É LEGAL... É DEMAIS

    ResponderExcluir
  22. que coisa mais bonitinha fessor.....

    ResponderExcluir
  23. olha rick achei fantastico este texto... cheio de más intensões hã...

    ResponderExcluir