Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Na cama com Rubem Alves


Na cama com Rubem Alves

Ricardo Guarnieri


Essa noite foi muito especial pra mim, tive um encontro que a tempos eu buscava, até que enfim acabou acontecendo.
Estava eu num supermercado comprando algumas coisas, coisas que nem sempre os supermercados vendem, mas de repente, quem me aparece? O Rubem Alves, pois é, ele mesmo, em alma e existência.
Bom, ainda não sei porque a surpresa, afinal, será que ele não vai a supermercados? Acho que não, pelo menos não em supermercados esfumaçados, mas enfim, conversamos sobre muitas coisas, amenidades de maneira geral.
Ele estava acompanhado, me parece que era seu filho, isso não me ficou muito claro, eu também estava, mas como não tenho muita certeza prefiro não comentar, mesmo porque, o importante aqui não são as nossas companias, mas o teor da nossa conversa, ou melhor, como ele mesmo disse, a nossa prosa.
Essa foi boa pra chuchu, proseamos de tudo um pouco, assuntos mais sérios, outros menos, ao final todas amenidades, próprias da vida.
Comecei perguntando pra ele sobre a acadêmia, e como já é de seu costume uma resposta muito educada e ácida: __ Vamos poupar nossos estômagos.- ele deve saber do que fala, afinal conviveu por muito tempo dentro de uma delas, que por sinal é muito bem quista em nosso meio.
Daí falamos sobre a política, essa foi muito boa, quando ele me perguntou: __ Você é uma pessoa séria? – e eu respondi: __ Tô tentando deixar de ser... – e ele emendou, __ Então você está quase pronto para exercê-la.
Teve um momento interessante, além de todos é claro, não estava muito claro assim, como um ace se todo claro fosse verdadeiro, mas enfim, quando falamos sobre a educação.
Perguntei.
__ Temos alguma saída dessa escola mercadoria?
Ele riu sinceramente e respondeu.
__ Claro meu amigo (fiquei feliz por me chamar de amigo imaginário), essa escola mora dentro do seu coração.
Bom, mas teve um momento alto nesse todo, apesar de desde o ínico eu estar voando nos meu sonhos, foi quando num dos corredores nos deparamos com a prateleira de coisas da roça e lá estava um pedacinho dela com um monte de sapatões.
Sentamos ali mesmo e começamos a escolher alguns e contar estórias sobre nossos sapatões, ele me confessou que adorava sair de sapatão, ia desde o culto até a universidade, isso quando não encasquetava de ir a casamentos de sapatão, contou que certa vez tinha corrido o dia todo atrás de um boi brabo, atolado até a lama... o problema era o compromisso da tardinha que esquecera, tinha uma festa chique e só tinha aquele sapatão. Rimos muito, principalmente por pensar o que será que aqueles granfinos da festa pensavam quando o cheiro da bosta de vaca subia (o cheirinho bom! ainda mais quando chove).
É!? Uma hora tínhamos que nos despedir, já lá por perto do caixa perguntei pra ele: __ E o ser humano, o que o senhor tem pra me dizer?
Serenamente, com um ar muito tranquilo ele respondeu.
__ Estou preocupado. – juro que estava muito sereno.
Então nos despedimos num abraço muito carinhoso e nos dizemos, _ _ até um dia.



Agora me ficou aqui algumas perguntas:
Por que plantamos flores?
Por que lemos e escrevemos poesias?
Por que não ficamos ao lado dos nossos amigos o quanto insistimos com os nossos chefes?
Por que fazemos mais o que odiamos do que aquilo que amamos?
Por que tantos porquês?
Não sei, mas que foi bom acordar com ti no coração, ah isso foi, bãom demais...


8 comentários:

  1. OBRIGADO! É CERTO QUE AQUILO QUE O CORAÇAO AMA FICA ETERNO... QUE PRIVILÉGIO ENCONTRAR COM O RUBEM ALVES! ELE MESMO ESCREVEU UM TEXTO (IMAGINEMOS EM QUAL MOMENTO, ESCRITOR)QUE CABE MUITO AQUI:" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.
    Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que,
    a qualquer momento, ele pode voar "... POR QUE ESCREVEMOS POESIAS? QUE COISA! EU TAMBÉM NÃO SEI... MAS, COMO É BOM ACORDAR COM " ele " NO MEU CORAÇÃO! QUE MENSAGEM GOSTOSA VOCÊ NOS DEU SR. RICARDO GUARNIERI.
    FEZ-ME PENSAR NAS COISAS DAS QUAIS EU BUSCO UMA RESPOSTA.
    PROFUNDO TOQUE NOS PENSAMENTOS.

    P.S- NÃO IMPORTA A COMPANHIA? A NÓS NÃO MESMO. MAS E A TI?

    ResponderExcluir
  2. Voceeeeê, sempre surpreende... Qta ternura !
    Muito gostoso ler vc.
    Vc nos inspira! (ou provoca, como preferir).
    Gosta de plantar flores... Mesmo sabendo que tem gente que gosta de pisar...
    Só sei que te ver plantar suas sementes da vontade de plantar tb. Nosso jardim já dobraria de tamanho... Que tal?!

    ResponderExcluir
  3. Por que plantamos flores? É difícil responder; porém teimo em dizer que as plantamos por que essa é a maneira mais eficaz de entendermos como a vida é...
    Em partes, tem formosura, maciez e um perfume delirante. Em outras, espinhos cutucando a nossa existencia. As flores começam pela raiz e depois o caule e acima de tudo, deslumbrante como sempre- a flôr [...] Para encontrarmos a beleza das flores do nosso jardim, Querido Mestre, temos que enfrentar os espinhos; esta é a parte da história que conheço muito bem! Na cama com Rubens Alves ( inspiração), eu tive várias vezes esse privilégio... Mas flores num jardim imenso (provocação), Capaz! Eis aí o sonho, caro Papai escritor!

    ResponderExcluir
  4. Essa cama é meio estranha, né? Despertou em mim curiosidade de saber quem a criou. Uma cama para não se deitar... que cabe só um... e ainda numa posição que lembra um feto. Cama-útero. Depois da cama temos toda a plantação de flores... Mas será que plantá-las é o suficiente? Parece que você como professor sabe que não, e vem alimentando suas flores com esse espaço de reflexão e questionamento.

    ResponderExcluir
  5. De fato tem um multiverso nestes textos que nos mostram um pouquinho do universo infinito do professor, tb reparei nas imagens... e as palavras escolhidas...
    ...Tentam denunciar as ideias ...
    ...Mas estas são indizíveis (nós sabemos).
    Divertido é perceber que enquanto procuramos o sentido dos ditos de Ricardo Guarnieri, encontramos quem???
    As nossas próprias ideias!
    Tb senti este blog como a extensão da sala, e vou além, este anexo têm tudo para ser e atingir infinitamente mais que o próprio Ricardo pode supor. Pois este cenário sim está bem mais próximo do ideal.
    Os comentários, ainda acanhados, um capitulo a parte serão.

    ResponderExcluir
  6. Olha só Professor Ricardo Guarnieri eu não o conheço, mas, por estes textos, nem precisava colocar que você é filósofo; Gostei de todos, porém este aqui é até agora o melhor... Tem um errinho aí, provavelmente um erro de digitação quase imperceptível, mas, o seu conteúdo é ótimo!
    Parabéns. Nós professores temos que também ser gente...

    ResponderExcluir
  7. O Acaso torna-se autêntico no prosear do artista,que toma os óculos do filósofo no instante que vagueia a alma por entre prateleiras, e ao passo que dobra a esquina do corredor exigente,esbarra no coração humano e como se o tempo fosse somente deles, e foram deles...Divagam, abrem sorrisos e no franzir das testas concordam,discordam se calam e divide o cálice da vida no ato nobre o de abrir-se ao outro na simplicidade da busca do alimento e saciando-se da fome de gente do pulso que pulsa o sabor e o dissabor de sermos e não sermos perfeitos lhe faz rasgar a alma com perguntas que aos olhos de uma criança pareceria simples,mas ao passo que firmamos os pés na subida do adulto tornamos adúltero de nós mesmo,é nessa cama sinosa COMPREENDEMOS A DUREZA DO SISTEMA, NA BELEZA DAS FLORES ESTÁ A INSUSTETÁVEL LEVEZA DO SER, POSSA SER QUE AO FINDAR DO DIA NÃO MAIS ESTEJA ALI, MAS PODEMOS PERPERTUA-LA NA POESIA QUE AMOLECE A CARNE DURA.

    ResponderExcluir