Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

Não importa o tamanho, afinal cada um tem o seu mesmo...



Não importa o tamanho, afinal cada um tem o seu mesmo...

Ricardo Guarnieri

É impossível não se sentir diminuído quando você termina de ler um trabalho de tamanha magnitude como o de um Paulo Vergilio, ou mesmo quando você lê um aforismo de Nietzsche, ou mesmo um ensaio de tamanha profundidade em conceitos e riqueza de detalhes de Atanásio Mykonios, ou mesmo um romance do Machado de Assis, ou quem sabe um poema de Fernando Pessoa, ou melhor ainda, um Aristóteles que resiste ao tempo e espaços de tsunamis japoneses e filipinos, quem se importa então quando nos deparamos com a monstra da Clarice Lispector, o charme minucioso de Chico Buarque e o Xavier da chavadura, a elegância de Hannah Arendt, e a provocação de Antonio Abujamra? Bom, nem vou falar do tamanho que acabo me sentido, isso porque não citei ainda o tamanho de Marx, Hegel, Proust, Adélia Prado, meu querido Rubem Alves, o descascador de ostras, a safadeza da Bruna Surfistinha, puxa sei lá, são tantos os homens e mulheres fortes, mas como Dosto?, esse era invencível, mais indestrutível ainda era Pablo, aquele da isla negra, e o coração do Vinicius? No qual sempre cabia mais um amor,  Chaplin então nem se fala, Picasso, só o nome já diz tudo, Darwin era um herói, além de dislexo,.. E o Alejadinho? O Portinari, Oswald e Mario os de Andrades que revolucionaram nosso sujeito tupiniquim, tem também o Darcy da ninguendade, O Juruna das rezas, o Lampião e a Maria Bonita heróis anacronicos, a doce Maria Bethania que resolveu encarecer logo agora, o Montenegro que fala de amor como se falasse de água, O Zumbi que desacorrentou o espirito do brasileiro de Palmares, enfim...



Hoje, os jornais chamaram os usuários de trens, de selvagens e vândalos, e sabe por que? Porque a passagem subiu só 20% mais ou menos... O que é isso companheiro? Foi menos de 1,00, será que vocês não tem nada melhor do que serem chamados de selvagens e vândalos, afinal o salário mínimo subiu uns 8%... Deixem de ser ingratos, nós oferecemos tanta coisa boa pra vocês, vejam só...
Agora eu tenho certeza do meu tamanho, não vou ler mais nada que faça me diminuir, eu quero é ver o BBB, ler revista de celebridade, livro de auto-ajuda,... e com toda certeza dizer pra todo mundo que o Paulo Freire é tão demodê... 

10 comentários:

  1. Certamente essas grandes personalidades que habitaram, ou ainda habitam esse mundo, só causaram imensuráveis inquietações e contribuições porque foram elas mesmas, sem a preocupação de diminuir ninguém. Também é admirável aquele que tem a humildade de ser aprendiz e superar a vaidade, tão pequena nessa comparação dos tamanhos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mania chata de atribuir valor a tudo, comparar para estabelecer oq é melhor e oq é pior. Nada haver isso. Estamos todos descobrindo, aprendendo, cada um no seu ritimo na sua area de interesse. Trocar idéias é oq há. Seria bem mais legal se colocassemos em pratica as ideias boas de Paulo Freire, para que ele pudesse, enfim, descansar em paz. Coitado deve estar vagando por aqui assombrando seus incompetentes-pseudo-seguidores que só fazem queimar seu filme.

    PS: To adorandooo isso aqui, parabéns pelo blog e obrigada por se fazer achar!

    ResponderExcluir
  3. É bem provável que o teu tamanho, caro escritor seja tão imenso quanto o destes tantos mencionados.
    Saiba que educadores como tu são poucos.
    Ótima escolha esta de espelhar a tua mente neste blog.
    Meus parabéns!

    PS: Agradeço pelo agradável prazer de ler txtos com esse.

    ResponderExcluir
  4. Hummm ñ se iluda Fessor, quem comentou aqui foi gente do tipo gente mesmo, que curte bbb e critica Paulo Freire (mas ele mesmo se critica vide Medo e Ousadia lá pela p . 45).
    Agora, a parte q vc disse "espelhar" me tocou: Minha imagem... Fiel e invertida. (suspiros)
    Enfim, por hora vou caçar aquilo comentastes no outro texto sobre Aristóteles e o equilíbrio, para ver se fundamento melhor esta minha vontade de um pouquinho de cada coisa tudo junto e misturado.

    ResponderExcluir
  5. Realmente eu não sei quem escreveu acima; mas, provavelmente é este quem deve assistir a esse tal BBB... E mais querido(a) comentarista, aprenda a escrever primeiro, antes de comentar e polpe o professor de cópias infiéis dos seus textos.
    Ele é sim um grande escritor. Gosto de Paulo Freire.
    Gosto do Ricardo Guarnieri. Se eles se criticam, é uma escolha deles. Eu, reles leitor, não preciso disso. Aprenda a escrever...

    ResponderExcluir
  6. Oiii sou a burrinha do comentário acima do seu.
    Vc é fã do fessor Ricardo? Eu tb, muitíssimooô.

    Sabe, eu comecei a meter o pau em Paulo Freire sem ter lido nada dele (confesso), este nome me irritava só de ouvir, pelo fato de eu ter visto muita gente fazendo e falando um monte de bobeira e justificando q agia daquela maneira por ser seguidor de Paulo Freire.

    Esses hipócritas faziam tb como o senhor está fazendo comigo agora:

    Eu sei q ainda escrevo mal e possuo muito pouco conhecimento se comparada com o fessor ou com o senhor, mas perceba, estou aqui!
    Qual será sua ação em nome de Paulo Freire? Desmerecer-me por ñ ser erudita como os senhores ou me acolher para que eu possa usufruir tb desse conhecimento todo q o fessor esta dividindo?
    Valorizar o pouco q eu já sei e me mostrar as suas ideias para eu somar as minhas, ou professar em tese q as pessoas precisam ser mais criticas só q se alguém criticar seu pensamento, o senhor logo perde linha?
    Amigo, de boa, levante as mãos para os céus qdo encontrar qualquer pessoa que critique qualquer coisa. Mesmo que sem fundamento, mesmo que o sujeito critique sua própria mãe rs Fundamento a gente vai construindo com o tempo, agora, convencer as pessoas a sequer começarem a pensar por si só é q já tem sido o grande desafio.
    Parece-me q Paulo Freire discorre muito bem sobre o valor da autonomia, mas na pratica, como será se eu disser q gosto de algo rotulado como medíocre pelo senhor? Cartilha pronta com os nomes dos quais eu devo apreciar para ser considerada culta ñ é respeitar autonomia de ninguém.
    Inclusão digital é isso, meu caro, eu e meus colegas semianalfabetos convivendo com os senhores em fóruns, redes sociais etc... Estamos aqui.
    O senhor tem certeza q como bom leitor de Ricardo Guarnieri é isso q o senhor tem para me dizer: - Vá aprender a escrever sua telespectadora de bbb?
    Detalhe:
    Por causa de erro de digitação.

    ResponderExcluir
  7. Sua autenticidade denota um importante grau de consciência o que o torna intrigantemente astuto, portanto sei que és um fanfarrão quando brinca conosco sobre sua pequenez diante do pluralismo biográfico apresentado nesse texto e vai mais longe quando limita-se ou expande-se sobre as futilidades espetacularizadas do cotidiano midiático. Respeitar é também sinal de grandeza.

    ResponderExcluir
  8. Caro Professor,
    se o intuito do blog era a provocação (termo esse que vc não cansa de dizer) então está conseguindo.
    Parabéns a todos que estão postando, estou aprendendo muito com todos os comentários, pena que estão anönimos, pq eu gostaria de trocar mais figurinhas (mas identificadas), porém para não se senttirem desprestigiados...posto como anönimo também rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Então vamos cantaarr!!!???

    À Palo Seco
    Oswaldo Montenegro
    Composição : Belchior

    Se você vier me perguntar por onde andei
    No tempo em que você sonhava
    De olhos abertos lhe direi
    Amigo eu me desesperava

    Sei que assim falando pensas
    Que esse desespero é moda em 73
    Eu ando um pouco descontente
    Desesperadamente eu canto em português

    Tenho 25 anos de sonho e de sangue
    E de América do Sul
    Mas por força do meu destino
    Um tango argentino
    Me cai bem melhor que o blues

    Sei que assim falando pensas
    Que esse desespero é moda em 73
    Eu quero é que esse canto torto feito faca
    Corte a carne de vocês ;)

    ResponderExcluir
  10. E já dizia Raul "Pena não ser burro, não sofria tanto."

    ResponderExcluir